sexta-feira, 14 de maio de 2010
FÁBULAS : O CÃO RAIVOSO.
Um cachorro costumava atacar de surpresa, e morder os calcanhares de quem encontrasse pela frente. Então, seu dono pendurou um sino em seu pescoço, pois assim podia alertar as pessoas de sua presença, onde quer que estivesse. O cachorro cresceu orgulhoso, e vaidoso do seu sino, caminhava tilintando-o pela rua. Um velho cão de caça então lhe disse: Por quê você se exibe tanto? Este sino que carrega, acredite, não é nenhuma honraria, mas antes disso, uma marca de desonra, um aviso público para que todas as pessoas o evitem por ser perigoso.
Autor: Esopo.
Moral da História: Engana-se quem pensa que o fato de ser notório o tornará honrado.
Moral do Macaco Gordo: Amigos e amigas, estagiários ou não, uma coisa como dois e dois são quatro, a arrogância, em qualquer lugar deste planeta sempre fará com que as pessoas evitem o teu convívio, a não ser que se trate de alguém com uma pretensão igual a sua, mas mesmo nessas situações, um vai sempre desejar destruir o outro. A arrogância, psicologicamente significa na maioria das vezes, uma compensação por algo que nos falta, um complexo de inferioridade como bem definiu o psicanalista Alfred Adler, discípulo do eminente Freud. Se me falta um rosto bonito, uma perna grossa, uma estatura mediana, uma bolsa de marca, uma namorada, uma mente brilhante como a de Einstein .... eu irei ativar um mecanismo de defesa, consciente ou inconsciente, para me proteger da realidade que eu considero injusta. E aí, quando alguém consegue ser dono de um cargo de poder, ele irá compensar tudo aquilo que sofreu ou não tinha condições de ter, ou não consegue mudar em alguma parte do seu corpo, nem que para isto se utilize de atitudes que possam ferir as pessoas com sua pretensão descabida.
Devemos ser humildes sempre e criticar a todo momento comportamentos oriundos de crenças absurdas formadas em nosso intelecto desde o nosso nascimento.
Critique e duvide! Seja dono de suas atitudes!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário